Acerca de mim

A minha foto
Évora, Portugal
Sou apenas alguém que gosta de estar rodeada dos utensilios que criam maravilhas e deliciam as pessoas que tornam a minha vida mais doce ...

segunda-feira, 25 de março de 2013

Gelatina Colorida

Olá minhas pipokinhas saltitantes como têm passado? Eu? Muito zangada com o S. Pedro que não pára de mandar chuva!!
 
Tem sido uma coisa chata de se aturar ... o meu bom humor por vezes já está tão cansado que nem reage às piadas que me dizem ... enfim!!!
 
Como diz o ditado ... "Melhores dias virão!"
 
A pedido de várias famílias andei a fazer experiências com gelatinas. Pois bem, os tempos (em termos de horas) que encontrei para fazer este docinho não eram os melhores portanto eu adaptei o que não quer dizer que vocês não alterem também, para mais ou para menos.
 
Porque como nos fornos tudo depende do grau ou intensidade, aplicando-se também no vosso frigorifico, ok?
 
Então cá vai, uma sugestão bem colorida que deixa os adultos fascinados, as crianças a delirar e todos adoram comer ...

GELATINA COLORIDA!!!!

Então cá vai, para fazerem este docinho precisam de...
 
* As Gelatinas que quiserem, desde que sejam de várias cores :)
* água quente
* água fria
*1 lata de leite condensado
*1 pacote de leite de coco
*Óleo para untar
 
Depois o desenrolar da peça é assim ...
 
1. Dissolver na água a ferver o conteúdo da gelatina (conforme indicações da embalagem), iniciando pelo sabor que vocês gostarem mais e de forma a que as cores fiquem tipo arco iris;
2. Adicionar a água bem fria (também pode ser em gelo) à mistura e mexer bem;
3. Numa forma para pudim untada com óleo, despejar metade da gelatina já dissolvida;
4. De seguida levar ao congelador por 15 minutos (aqui vocês vão controlado, mais coisa menos coisa); 
5. Com a metade da gelatina restante, misturar 6 colheres de sopa de leite condensado e 4 colheres de leite de coco;
6. Passados os 15 minutos da gelatina no congelador, com bastante cuidado, despejar a mistura feita anteriormente e levar novamente para o congelador, dessa vez por 20 minutos;
7. Repetir o procedimento com os restantes sabores, sempre obedecendo aos tempos de 15 minutos para a camada de gelatina e 20 minutos para a camada do creme ;
8. Após acrescentar a última camada de creme, de morango se for o caso, levar ao congelador pelo menos 3 horas, desenformar no momento de servir e apreciar esta delícia que satisfaz tanto pequenos como graúdos, satisfaz ao olhar e a saborear J
 
Eu aconselho a fazerem esta receita de um dia para o outro, além de ficar melhor não entram em stress com o tempo de solidificação :)
 
Et voilá, uma receita um pouco trabalhosa mas que vale a pena ...
 
Saudações Pipokianas :)

quinta-feira, 21 de março de 2013

Bolo de Chocolate

Minhas Pipokinhas Saltitantes, como se encontram hoje? Bom eu tive ocupadissima a fazer um bolinho e um docinho ...
 
O Doce foi apenas uma experiência que me saiu mais ou menos, digo mais ou menos porque não foi bem aquilo que eu queria mas todos adoraram ... portanto, recebi uma ordem no final - "Podes continuar a fazer!" ... certo Capitão!! :D
 
O bolinho de hoje é daqueles bolos que ou se gosta muito ou se detesta, pois nem todos gostam de chocolate .... Eu pessoalmente gosto e muito!!!
 
Mas hoje em especial, este bolinho demorou mais que o normal porque cada coisa que fazia tirava uma foto ... e como queria fazer uma coisa diferente aqui no blog pensei tirar fotos a tudos ou quase todos os passos! Não foi tarefa fácil!!
 
Aí, mas não dá muito jeito ... fartei-me de rir e foi uma alegria ... sozinha na cozinha, o Hortelã dormia e não me ligava nenhuma ... E eu com a cara suja de farinha, o avental também e a máquina fotográfica ... Bom, imaginem só a diversão que não foi!!!!
 
Mas pelo menos trago-vos uma reportagem em primeira mão ... não sei se vai resultar mas gostava que me dissessem no fim o que acharam da minha aventura como jornalista de Docinhos.
 
Então tudo começou mais ou menos assim ...

Juntei 340g de açucar, 5 gemas e 80g de manteiga amolecida e mexi bem até formar uma massa esbranquiçada!!
 
 
Entretanto ao lume levei 150ml de leite e 170g de chocolate em pó e mexi muito bem até ferver! Assim que começou a borbulhar desliguei e deixie arrefecer um pouco. Pois é para misturar à massa anterior.

 
 
 
Após algum compasso de espera, que aproveitei para "untar" a forma à maneira antiga, com a margarina e um pouco de farinha. Pois foi assim que aprendi com a minha Avó Tó e ainda hoje na casa dela fazemos assim. Apesar de já ter experimentado o Spray da Espiga, garantidamente prefiro "the old fashion way". Sou uma rapariga de tradições ... :)
 
 
Depois de ter misturado o leite e o chocolate em pó com a massa anterior, muito bem mexidinha, juntei 250g de farinha e uma colher e meia de fermento, passando a publicidade só uso fermento da Royal ... mais uma pancada minha pois na minha opinião é o melhor até alguém me sugerir outro!
 

Entretanto fui bater as 5 claras em castelo onde coloco sempre umas gotinhas de limão para ficarem mais consistentes e crescerem mais depressa. Ficaram mais ou menos assim ...
 
 
Envolvi delicadamente as claras no preparado anteior até ficar sem qualquer grumo branco das claras. E como diz a minha Ávó, assim que começar a fazer bolinhas está pronto para ir ao forno!!

 
E foi o que aconteceu ...
 
 
Foi colocado no forno a 180º durante 45m, não esquecendo de ir espetando o palito para ver se já se encontra cozido. Pois como já devem saber os bolos de chocolate demoram algum tempo a cozer e temos que estar sempre em cima deles não vão ficar cozidos demais ...
 
Entretanto fui fazer a ganache de chocolate para rechear e cobrir, onde levei um pacote de natas, uma colher de margarina liquida e uma tablete de 200g ao lume e fui sempre mexendo até derreter o chocolate. Quando já tinha tudo derretido deixei de parte para arrefecer.
 
 
Depois de cozido já tinha um aspecto delicioso e vocês nem imaginam o cheirinho delicioso que se encontrava pela casa ... de bolinho pronto e chocolate ... conseguem imaginar??
 
 
Após o tempo de arrefecer, cortar, rechear e decorar ... o resultado final foi este!!! Espero que tenham gostado desta aventura na cozinha hoje na companhia d'Os Docinhos da Pipoka!!!
 
 
 
Saudações Pipokianas ... <3
 
 
 
 
 



quarta-feira, 20 de março de 2013

Profiteroles com cobertura de Chocolate

Bom Dia ... Boa Tarde ... Boa Noite ... Depende da altura que estejam a ler este post ... Já algum tempo que andava com vontade de fazer Profiteroles com Chocolate e Natas ...
 
Sim eu sei que já tinha feito, mas foi com fruta e ficou muito bom ... mas com Chocolate é sempre diferente não sei porquê!! :)
 
Então meti mãos à obra e foi uma tarde bem passada .... Senão ora vejam ...

 
Este foi o Bolo de Profiteroles ... verdade seja dita mas desapareceu num instante ... é raro os docinhos que permaneçam cá em casa durante 24h ...
 
Mas enfim ... :) Acho que até é bom sinal .... Para fazer esta iguaria foi necessário ...
 

Para a Massa dos Profiteroles:

  • 150ml de água
  • 4 colheres de sopa de margarina Líquida
  • 65g de farinha de trigo, peneirada
  • 2 ovos médios, levemente batidos

Para o Recheio foi:

  • 200ml de natas vegetais (eu usei light)
  • 50g de açúcar

Para a Cobertura de Chocolate:

  • 1 colher de sopa de margarina Líquida
  • 55g de chocolate negro, partido em quadradinhos
  • 4 colheres de sopa de sumo de laranja (este foi um pequeno truque que me ensinaram hoje na Padaria onde habitualmente compro o pãozinho e digo-vos que foi uma excelente dica!) 
  • Raspa da casca de 1 laranja

Para preparar foi mais ou menos assim ....


Coloquem água e a margarina Líquida num tacho médio e deixem levantar fervura sobre lume brando.

Depois retirem do lume e adicionem a farinha e uma só vez e mexam rapidamente até formar uma bola. Levem de novo ao lume, mexendo sempre com uma colher de pau ou outra, durante 2-3 minutos até a mistura secar e se descolar das paredes do tacho.

Mudem a massa para uma tigela e continuem a mexer até arrefecer completamente. Entretanto liguem o forno para os 220 º C.

Seguidamente adicionem um ovo de cada vez à massa e batam até estarem bem incorporados. Distribuam a massa em colheradas, afastadas entre si, sobre o tabuleiro do forno forrado com papel vegetal.

Levem então ao forno durante 20m minutos, e com a temperatura a 180º pois depende de cada forno e é só uma questão de irem vendo se já estão loirinhos. Ok?

Entretanto batam as natas com o açúcar para fazer o recheio se as natas forem daquelas que não engrossam de maneira nenhuma coloquem uma a duas folhas de gelatina :) nham nham ficam na consistência desejada!!
 
Cortem com uma tesoura de cozinha os lados dos profiteroles e deixem arrefecer. Quando estiverem frios, recheiem e reservem no frigorífico.

Para fazer a cobertura, coloquem todos os ingredientes numa tigela em banho-maria. Deixem derreter e batam até ficar suave e brilhante.

Depois disponham os profiteroles numa travessa ou façam um bolinho como eu (se tiverem paciência para "empilhá-los!) e reguem nos com o molho de chocolate e laranja.
 
Et voilá ... uma sobremesa dos Deuses .... Eu gostei e quem provou ... Aprovou!!!!
 
Agora deixo as provas :)

 
Também fiz de outra maneira ... Coloquei o recheio de chocolate em alguns e dispus as natas por cima ... Também foi uma excelente experiência ....
 
 
Espero que tenham gostado da sugestão de hoje ....
 
Saudações Pipokianas ....
 
 
 

segunda-feira, 18 de março de 2013

Queques Verdes

Mais uma vez cá estou eu para vos dar uma receitinha que apesar das minhas dúvidas iniciais saiu uma excelente e saborosa receita!!!

Cá em casa primeito torceram o nariz e agora só perguntam quando repito a dose ... Pois bem, lancei no Facebook a pergunta se alguém sabia de que iguaria se tratava ...
 
E houve várias pipokinhas saltitantes que acertaram mas como queria fazer suspense não disse o que era, mas é Bolo de Agrião!!!!
 
Uma combinação perfeita ... legumes e doce!! Amei fazer ... Mas quando provei a massa em cru ... (Sim porque não há ninguém que não goste de provar a massa em cru, certo meninas??) acrescento que não gostei do sabor ... meio azedo e com um cheiro esquisito ... mas depois de cozidos ...
 
Bom ... Ficaram mais ou menos assim ...
 


Eu quis inovar e juntei chocolate mas do mais amargo ... acreditem que faz um contraste que nem sei expliciar por palavras ... ficou mesmo muito bom!!! :)
 
Para os fazerem precisam de:
 
Ingredientes - estes dão apenas para 8 a 10 unidades ok?
 
4 ovos
1,5 dl de óleo
100 g de folhas de agrião
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Margarina Líquida (passando a publicidade, usei da Vaqueiro)
 
Depois para o desenrolar da acção foi assim:
 
Liguem o forno e regulem-no para os 180 °C.
 
Partam os ovos, separem as gemas das claras e batam as gemas com o óleo  e as folhas de agrião no copo liquidificador.
 
Mudem o preparado para uma tigela, juntem o açúcar, a farinha e o fermento e batam muito bem.
As claras são batidas em castelo bem firme e envolvidas delicadamente no preparado.
Deitem a massa em formas de queque ou façam um bolo grande numa forma com ou sem buraco. Conforme a ocasião, eu agora usei de queques mas para a próxima vai ser em grande!!
Não estipulei tempo certo, mais ou menos 30m, conforme os fornos, mas vocês vão fazendo o teste do palito e assim que estiverem cozidos, voilá ... Queques verdes para o lache e que bem que vos vai saber acreditem!!
 
Massa muito fofa e com um sabor excelente!!!

 
Esta foi mais uma aventura bem sucedida no cantinho d'Os Docinhos, espero que tenham gostado e que experimentem ... caso o façam depois digam-me qualquer coisita!!
 
Saudações Pipokianas <3




 

A 1ª Entrevista d'Os Docinhos

Olá bom dia minhas pipokinhas saltitantes ... agora só venho deixar o link da 1ª entrevista d'Os Docinhos a convite da Cooking World .... :) à qual estou muito grata pelo convite ...
 
Mais logo venho deixar uma receitinha muito boa e que já me pediram para repetir cá em casa ... acreditem que é de comer e chorar por mais ...
 
Mas por enquanto deixo só a entrevista para servir de "entrada" para o que aí vem a seguir!!!
 
Saudações Pipokianas ...

http://cookingworldpt.wordpress.com/2013/03/15/os-docinhos-da-pipoka-em-entrevista/


Bolo de Pão de Ló com Recheio de Doce de Ovos
Com o alto Patrocínio da "Casa Chanel" :)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Dia da Mulher !!

Olá minhas pipokinhas saltitantes ... Hoje arranjei um pouco de tempinho para vir aqui deixar uma receitinha ... e dar-vos uma beijoka!
 
Já foi pedida por várias famílias a receitinha do bolinho e a Pipoka vai realizar os vossos pedidos. Mas digo já que é uma receita muito simples ... como já sabem não sou de fazer coisas muito complicadas ... o tempo é pouco e o facto de ter receitas fáceis e prácticas por vezes ajudam nos muito no dia a dia.
 
Nunca podemos ser apanhados desprevenidos e então eu faço sempre tudo assim ... rápido, fácil e eficaz ... e convém docinho não é verdade?
 
Pois bem este foi um bolinho que fiz para uma actividade do dia da Mulher, foi um bolinho sem grandes decorações, foi só mesmo para juntar quem esteve na organização e conviver um pedacinho ...
 
Nesse dia por aqui chovia muito e a pasta também não ajudou muito daí também ter feito pouco na decoração, mas como também sou adepta do simples e bonito acho que até não ficou muito mau.
 
Bolo com muitos berloques torna-se muito pesado e pouco atractivo ... mas corrijam-me se tiver errada ...
 
O bolo ficou mais ou menos assim ... por fora porque por dentro não me deram hipotese de tirar foto ...

 
E por dentro era feito de bolo de gelatina de laranja e era mais ou menos assim:
 
- 3 ovos (claras e gemas separadas);
- 200g de açúcar;
- 125g de manteiga sem sal, amolecida;
- 210g de farinha de trigo;
- 60g de amido de milho;
- 190ml de leite (eu uso sempre magro);
- 1 pacote de gelatina (eu usei marca branca), sabor laranja mas é à vontade do freguês :)
- ½ colher de sopa de fermento em pó
 
Peneirem a farinha de trigo e o amigo de milho juntos e reservem. Batam as claras em castelo com um pitada de sal e reservem.
Ainda na batedeira, batam as gemas com o açúcar e a manteiga até virar um creme esbranquiçado e fofo.
Adicionem então a farinha e o amido já peneirados, alternando com o leite.
Acrescentem o pó da gelatina e o fermento.
Juntem delicadamente as claras em castelo na massa e coloquem a massa numa forma redonda com 20cm, untada e enfarinhada.
Leve o bolo ao forno médio, 180ºC, até que esteja cozido, façam o teste do palito :)
 
Deixem arrefecer e entretanto preparem o recheio Moka, que é mais ou menos assim:
250 g de margarina Vaqueiro

150 g de açúcar em pó
2 colheres de sopa de café solúvel
1 colher de sopa de água
1 ovo + 1 gema
 
Vão bater energicamente a margarina vaqueiro (eu escolhi vaqueiro mas vocês façam com a que gostarem mais) com o açúcar em pó até obter um creme fofo, a margarina tem que estar à temperatura ambiente, assim mais amolecida senão não conseguem bater e fazer o creme.
Adicionem o café solúvel, previamente dissolvido na água a ferver e misturem bem. (Uma dica eu usei directamente em pó, porque achei que desfeito na água podeira aguar o creme se é que me faço entender!)
Juntem o ovo e a gema, desfeitos, e continuem a bater até obter um creme leve, fofo e homogéneo.
Depois é só cortar o bolinho e rechear. E pronto ... Têm um bolinho 5 estrelas para um evento à vossa escolha!
 
 
Espero que tenham gostado de mais uma receitinha d'Os Docinhos
 
Votos de uma excelente resto de semana
 
Saudações Pipokianas
 



terça-feira, 5 de março de 2013

Para um Jovem de 80 Primaveras ...

Olá minhas pipokinhas saltitantes ... tenho andado fugida eu sei, mas tem havido outras coisas que não me largam ... e o tempinho para vir aqui e actualizar diariamente é pouco ...

Mas tenho tido saudades vossas ...

Hoje trago-vos o meu último bolinho .... uma encomenda muito simpática não fosse o aniversariante um jovem de 80 primaveras ... Se gostaram?

Ainda não tive feedback, mas espero que sim ....

No final ficou mais ou menos assim ....
 
Mas o seu interior é que conta certo? E eu vou dar-vos a receitinha para também fazerem um brilharete ...
 
Fiz bolo de Laranja e o recheio de creme de pasteleiro ...
 
Para o bolinho precisam de:
4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
½ chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de sumo de laranjas
2 chávenas de chá de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa bem cheia de fermento
Começam por adicionar o açúcar aos poucos e as gemas, uma por uma, depois incorporem o óleo e o sumo da laranja, batam novamente para misturar.
Em seguida adicionem a farinha, acrescentem o fermento em pó e batam rapidamente.
Juntem então as claras já batidas em castelo e envolvam cuidadosamente. Com o forno já pré-aquecido a 200°C é só colocar lá para dentro e deixar cozer por cerca de 35 á 40 minutos ou até ficar corado.
Façam o teste do palito, vejam se está pronto e retirem do forno, esperem uns 10 minutos antes de desenformar ok?
 
Para o creme utilizei ...
500ml de leite
100g de açucar
1 colher de açucar baunilhado
3 gemas de ovo
40g de amido de milho
 
Levei tudo ao liquidificador, uns segundinhos e pronto ... vai ao lume a engrossar! Querem algo mais prático??
 
Pois porque eu sou adepta das coisas rápidas e que não perca muito tempo ...
 
E no final foi cortar, rechear e decorar ... Et voilá :)



Saudações Pipokianas ...
 
 
 

sexta-feira, 1 de março de 2013

O Selinho de "Best Blog" ...

Hoje quando vi espreitar o meu cantinho ... Vi uma mensagem da Ysandra Pena do Blog "Virando Comida" a alertar-me que tinha um presentinho no cantinho dela ...

Um Selinho de Best Blog!!!!! Amei querida!!! E já agora para quem não conhece ... Ide ver que ela tem coisas minha nossa ... é de babar!!!!

E então ofereceu-me esta coisinha mais fofa!!!! Mais cutchi - cutchi ...

E as Regras são:


Regras:
Responder a 11 perguntas e indicar o lindo selinho para no máximo 20 blogs com menos de 200 seguidores que contem humor (animo na forma de escrever) e que não demora para publicar algo novo.
Eu vou  tentar seguir a regra dos que têm menos de 200 seguidores ... Ok??
Vamos às perguntas e as respostas.
1 - O que você mais gosta de cozinhar, sobremesas, ou guisados​​?
     Sobremesas e se forem bolinhos melhor.
2 - O que é mais importante para você numa pessoa: a personalidade ou o físico?
      Sem dúvida que a personalidade.
3 - Quando você começou o blog?
      Está quase a fazer o seu 1º Aniversário, portanto em Março.
4 - Quem foi a pessoa que a inspirou a começar neste mundo?
     Não houve ninguém directamente envolvido ... apenas queria fazer qualquer coisa para mostar o meu trabalho. Mas de certa forma o meu Gordinho ...
5 – Você costuma seguir muitos blogs e ser seguido?
      Sigo alguns blog's mas não tanto como gostaria porque o tempo não me permite, agora se sou seguida ... por algumas pessoas sei que sou :D
6 - O que você mais gosta: você cozinhar ou que cozinhem para você?
     Gosto de cozinhar ... Mas de vez em quando sabe bem que conzinhem para nós, não é?
7 - Você come em casa ou no trabalho?
     Depende do horário ... umas vezes em casa outras no trabalho.
8 - Você costuma fazer receitas vegetais?
      Se tiver à mão sim, se não tiver faço outra coisa.
9 - Qual é a sua melhor receita?
     Se for de comida é Esparguete se for bolo é o de Iogurte :P
10 - Como você pedir para alguém ser seu amigo?
      Regra geral eu não peço ... as Amizades vão surgindo e com elas belíssimas amizades e amigas verdadeiras como costumo dizer ... cá do peito!!! :D
11 - Qual é o melhor filme que você viu?
       O melhor não sei ... mas já houve alguns que me marcaram bastante ... Mas o primeiro que vi e em cinema foi o E.T.
Aqui estão os blogs favorecidos que contem humor (animo na forma de escrever) e que não demora para publicar algo novo:
 

Quando recebemos presentes ... UAU ....

 
 
Olá minhas pipokinhas salpitantes!!!
 
Hoje só venho dar uma boa notícia :D
 
Os presentinhos que ganhei em passatempos e fiquei extremamente feliz!!!
 
Um deles foi no Blog "Arco Iris na Cozinha" onde recebi o livro da "Laranjinha" do Blog Cinco Quartos de Laranja ... uma delícia de livro!!!! Ainda não está bem começado e já começa a ter um pouco de baba pelas folhas .... ah ah ah ah :)
 
O Outro prémio vem do Blog "Receitas q.b" em parceria com a Umami e recebi uns produtos que só vos digo 5 estrelas .... Recomendo vivamente!!!
 
Como também recomendo as páginas "Receitas q.b" e "Arco Iris na Cozinha" ... Quem não conhece faxavor de ir lá e fazer-se Fã e um like na página!!! Okidoki???
 
Ide à página da Umami e procurem os produtos deles .... como costumo dizer ... Provado e Aprovado!!!
 

Deixo-vos as provas do crime e nem sabem como é bom receber estas prendinhas ... acreditem que não estava nada à espera!!!
 
Vou "guardá-las" como se de um Tesouro se tratasse (no caso do livro) porque do resto vou comendo e saboreando muito lentamente para que possa imaginar que não acabam mais :D
 
Beijokas minhas lindas pipokinhas saltitantes e me aguardem porque este fim de semana vamos ter docinhos!!!!!
 
Desejo a todas/os um exelente fim de semana e não apanhem muito frio!!!!
 
Saudações Pipokianas ....